O que é?
Transporte por ambulância para a maternidade de uma gestante atendida pelo Programa Cegonha Carioca para a realização do parto.Prazo esperado
A previsão de chegada no local é de até 60 minutos para condução da gestante à maternidade de referência. Caso a ambulância não chegue no prazo previsto, deve-se alertar a Central 1746 informando o número do protocolo.Veja serviços relacionados em:
Através do telefone 2599-4744.
Nome da unidade de saúde do município onde foi realizado o pré-natal
Informar onde a gestante está (em casa, na rua ou em unidade de saúde):
1. Se a gestante estiver em unidade de saúde, a ambulância deve ser solicitada por meio da Central de Regulação Médica ou pelo NIR (Núcleo Interno de Regulação), por um profissional da unidade de saúde2. Se a gestante estiver em casa, na rua, shopping, loja etc. e tiver sofrido algum acidente, trauma e/ou não estiver consciente, falando e respondendo, deverá ser solicitada a ambulância do SAMU (Telefone: 192) ou do Corpo de Bombeiros (Telefone:193). A ambulância do Cegonha Carioca não poderá ser acionada pois não possui equipamentos para esse tipo de atendimento
3. Se a gestante estiver em casa, na rua, shopping, loja etc. e não tiver sofrido acidente ou trauma, informar:
nome do solicitante, telefone e e-mail; nome completo da gestante e telefone de contato dela ou do acompanhante endereço com ponto de referência do local em que se encontra a gestante.
A gestante deve fazer ou ter feito o pré-natal em alguma unidade do município do Rio de Janeiro. Caso contrário, deverá ser solicitada uma ambulância do SAMU (Telefone 192) ou do Corpo de Bombeiros (Telefone 193).
O chamado poderá ser aberto mesmo que a criança tenha acabado de nascer. O responsável deve deixar o telefone de contato disponível, além de roupas e documentos da gestante prontos para possível internação.
O transporte pela ambulância ocorrerá para a unidade de referência da gestante, mesmo que outra seja verbalizada ou intencionada.
O transporte Cegonha Carioca leva para a unidade de referência mas não retorna para a residência da cliente caso não seja necessária a internação.
Se a solicitação for feita por telefone e ocorrer a desconexão da ligação, a supervisão da Central 1746 deve ser acionada para retomar o contato.
O que este serviço não cobre
Não será feito o transporte de acompanhantes menores de 16 anos.
- Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
-
Aplicativo 1746 Rio
O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.