Informações sobre o Cadastro Único

Essas informações foram úteis?
O que é?
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Através dele, as famílias têm acesso aos programas habitacionais, isenção de taxa para concursos públicos, Passe Interestadual do Idoso, aposentadoria da dona de casa e, mediante perfil, ao benefício do Programa Bolsa Família.
  1. Para efetuar o cadastramento no CadÚnico, dirija-se ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS mais próximo da residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
    O atendimento também é realizado no Poupatempo de Bangu.

  2. Para atualização das informações contidas no Cadastro Único, compareça ao CRAS de referência da nova residência com a documentação necessária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses.

    Independente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação da família cadastrada: Nascimento ou morte de alguém na família; Saída ou entrada de um integrante para outra casa; Mudança de endereço; Entrada das crianças na escola ou transferência de escola; Aumento ou diminuição da renda.

    Ressaltamos que o Ministério da Cidadania disponibiliza um site que permite verificar se a pessoa está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecer alguns dados cadastrais e gerar um comprovante de cadastramento para impressão. Essa aplicação chama-se “MEU CADÚNICO” e para consultar, basta o cidadão acessar https://meucadunico.cidadania.gov.br (sendo possível também a instalação do aplicativo para smartphone Meu CadÚnico). É necessário informar todos os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME, lembrando que as informações devem estar iguais às que estão registradas no Cadastro Único. Deve ser preenchido o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, selecione o estado onde a família está cadastrada, e, caso queira uma consulta mais rápida, selecione também seu município de cadastramento.

  3. Devido a situação vivenciada atualmente causada pela pandemia do novo Corona vírus -COVID-19, a Prefeitura do Rio estabeleceu novos horários de funcionamento para as unidades dos 47 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. De acordo com a Resolução SMASDH Nº 18 / 2020, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2020 os atendimentos passam a ser realizados em horário restrito, de 10:00h às 16:00h, através do telefone ou presenciais individualizados, pré-agendados pela própria unidade enquanto durarem as novas medidas de restrições.

  • CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar
  • Documento de identificação dos demais componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento), observando que quanto mais completa for à documentação melhor será a identificação da pessoa.
  • Comprovante de residência
  • Se houver crianças: certidão de nascimento e declaração escolar

O Cadastro Único é a consolidação das informações obtidas por meio de entrevista realizada com o responsável da família nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social.
Nas entrevistas são coletadas informações sobre a composição do núcleo familiar, as características de domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados sobre cada um dos componentes da família. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online.
As informações do Cadastro Único são utilizadas como base para seleção de diversos programas sociais. Alguns dos mais conhecidos Programas Federais/Municipais que utilizam os dados do Cadastro Único para a seleção das famílias são:
• Programa Bolsa Família – PBF (programa federal de abrangência nacional)
• Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI (programa federal de abrangência nacional)
• Tarifa Social de Energia Elétrica – Light (programa federal de abrangência nacional)
• Carta social (programa federal de abrangência nacional)
• Contribuição previdenciária para donas de casa (programa federal de abrangência nacional)
• Pronatec (cursos profissionalizantes - programa federal de abrangência nacional)
• Passe livre (doenças crônicas ou deficiência - municipal)
• Carteira do idoso (intermunicipal)
• Benefício de Prestação Continuada - BPC (Benefício socioassistencial de transferência de renda para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência - programa federal de abrangência nacional)
• Programa Minha Casa Minha Vida - (programa federal de abrangência nacional)
• Tarifa social de telefonia fixa - (programa federal de abrangência nacional)
• Isenção de taxa para concurso público federal - (programa federal de abrangência nacional)
• Benefício para a Superação da Extrema Pobreza – BSP (programa federal de abrangência nacional)
• Cartão Família Carioca e Banco Carioca de Bolsas de Estudos (municipais).
Para atualização das informações contidas no Cadastro Único:
A atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação da família cadastrada:
· Nascimento ou morte de alguém na família
· Saída de um integrante para outra casa
· Mudança de endereço
· Entrada das crianças na escola ou transferência de escola
· Aumento ou diminuição da renda

  • Decreto nº 6.135 de 26/06/2007
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.