O que é?
O BPC/LOAS é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, cuja renda familiar mensal per capita seja de até ¼ do salário mínimoPrazo esperado
O prazo para inclusão ou atualização cadastral das pessoas que recebem o BPC é dia 30/12/2020.Veja serviços relacionados em:
O responsável pela família do idoso ou pessoa com deficiência pode fazer a inclusão no Cadastro Único, levando os documentos de todos que moram na casa, comprovação de endereço e o CPF de todos os integrantes da família no CRAS de referência de sua residência. Além da inscrição do requerente e sua composição familiar no Cadastro Único, é necessário agendar o atendimento no INSS pelo telefone 135 ou pela internet. Compete às equipes do INSS a avaliação sobre o cadastro do requerente e sua família, bem como a concessão do benefício.
- Documentos de todos que moram na casa, comprovação de endereço e o CPF de todos os integrantes da família.
O BPC/LOAS é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, cuja renda familiar mensal per capita seja de até ¼ do salário mínimo.
Para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único. Para se cadastrar (ou atualizar o cadastro), o responsável pela família (uma pessoa com mais de 16 anos, que não precisa ser o beneficiário do BPC) deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. A inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite o acesso a vários outros programas sociais.
Além da inscrição do requerente e sua composição familiar no Cadastro Único, é necessário agendar o atendimento no INSS pelo telefone 135 ou pela internet. Compete às equipes do INSS a avaliação sobre o cadastro do requerente e sua família, bem como a concessão do benefício.
Inclusão ou atualização no Cadastro Único de beneficiários:
Compareça no CRAS ou na Casa de Convivência e Lazer para Idosos. O prazo para inclusão ou atualização cadastral das pessoas que recebem o BPC é dia 30/12/2018. O não comparecimento para cadastramento/atualização resultará na suspensão do benefício.
Para inclusão ou atualização no Cadastro Único de usuários que têm interesse em passar a receber o BPC/LOAS, o comparecimento no CRAS ou na Casa de Convivência e Lazer para Idosos também será necessário.
Para receber o BPC/LOAS, além da inscrição do requerente e sua composição familiar no Cadastro Único, é necessário agendar o atendimento no INSS pelo telefone 135 ou endereço eletrônico na internet. Compete às equipes do INSS a avaliação sobre o cadastro do requerente e sua família BPC/LOAS, bem como a concessão do benefício.
- Instrução Operacional Conjunta SENARC/SNAS nº 24 de 08/03/2017, reeditada em 03/05/2018.
- Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
-
Aplicativo 1746 Rio
O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.