Aplicativo Taxi.Rio Cidades

Essas informações foram úteis?
O que é?
Viabilizar a utilização do aplicativo Taxi.Rio Cidades, disponível para Android (passageiros e taxistas) e IOS (passageiros).
  1. Passageiro - Como usar, perguntas e respostas.

  2. Para acessar as Perguntas Frequentes dos passageiros.

  3. Taxista - Como usar, perguntas e respostas.

  4. Cadastramento dos taxista - sem data limite.

  5. Acessar as Perguntas Frequentes dos Taxistas no site Taxi.Rio Cidades.

Informações ao passageiro:
Formas de pagamento: O pagamento deve ser feito diretamente ao taxista, podendo ser em dinheiro, cartão de crédito ou débito (máquina do taxista) ou pagamento via aplicativo (cadastrando o seu cartão de crédito previamente), No momento do pedido do táxi o passageiro seleciona a forma de pagamento.
Descontos ao passageiro: Os descontos são definidos pelo taxista e poderão ser de 0% a 40% de desconto. No ato de pedido do táxi o passageiro seleciona a faixa de desconto que deseja e nesse momento somente os taxistas dentro da faixa selecionada poderão atender aquele passageiro.

Informações ao taxista:
O aplicativo da Prefeitura, desenvolvido pela IplanRio, contempla todos os taxistas da cidade do Rio de Janeiro, entre autorizatários e auxiliares e a aderência ao programa é opcional. O uso do aplicativo não é obrigatório.
O taxista que adotar a utilização do aplicativo Taxi.Rio Cidades deverá aceitar os termos de uso, e informar os dados solicitados sobre seu registro de taxista, criar um login de acesso ao portal e ao aplicativo e incluir uma foto de si próprio no login, para que seja avaliada pelo Taxi.Rio Cidades. Após esse processo entre em contato através do chat de atendimento pelo site do TAXI.RIO Cidades para que sua foto seja validada e o cadastro liberado.
O cadastramento também poder ser feito no ESPAÇO TAXI.RIO Cidades, localizado na sede da Prefeitura. Necessário agendamento para atendimento no Espaço e concluir o cadastro.
Utilização do mesmo veículo: Os taxistas que utilizam o mesmo veículo deverão cadastrar-se no aplicativo individualmente. É importante ressaltar que o cadastro do taxista é pessoal e intransferível, sendo proibida a cessão, ou qualquer tipo de transferência ou empréstimo, em qualquer hipótese, do cadastro do taxista a terceiros. Do contrário, a violação poderá resultar em suspensão ou resilição do contrato.
O aplicativo tem como base de dados o Sistema de Transportes Urbanos. Caso ocorram inconsistências nas informações apresentadas pelo requerente e os seus registros, deve-se dirigir à SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), de posse dos seguintes documentos: CIAT (original e cópia), CNH (original e cópia), requerimento de atualização de cadastro preenchido e assinado, para realizar o pré-cadastramento no aplicativo.
Pagamento de taxas: Não há taxas devidas para prefeitura para uso do aplicativo e o taxista não terá que pagar as taxas que os demais aplicativos do mercado cobram a cada corrida.
Utilização de outros aplicativos: É possível usar outros aplicativos além do da prefeitura, sem exclusividades.

O taxímetro não irá acabar, irá se transformar. O Taxímetro que se conhece hoje será totalmente revisto, alinhado com o momento tecnológico e já estará funcionando nesta versão.
Avaliação do taxista: Nos casos de carros dirigidos pelo titular e por um auxiliar, a avaliação feita pelo passageiro será vinculada ao motorista do momento da corrida.
O motorista que está no Taxi.Rio Cidades vai passar a ser os olhos da Prefeitura pelas ruas onde trafegar. O aplicativo passa a ter botões com tipos de ocorrências: buraco nas ruas; iluminação pública; sinal de trânsito, alagamentos etc. Ao constatar o problema, o taxista aciona o botão correspondente, e a informação é enviada ao 1746 ou ao COR.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.