Atendimento em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

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O que é?
Acolhimento, atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas.
Prazo esperado
O atendimento na CAPS é realizado conforme a avaliação dos casos, que podem ser imediatos ou agendados, com prazo máximo de 30 dias. Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Os CAPS III têm funcionamento 24h, durante os sete dias da semana, oferecendo a possibilidade de acolhimento noturno para a clientela já atendida, conforme avaliação da equipe.
  1. O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica.

Acolhimento, atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas.

Os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar, por equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, incluindo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado, quando necessário. Trabalha em articulação com as demais unidades de saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social, etc.

A Prefeitura do Rio conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 6 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPSad) - dois deles com unidades de acolhimento adultos (UAA) - e 7 Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), totalizando 31 unidades especializadas próprias. Outros 3 Centros das redes estadual e federal completam a rede de 34 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.

Para maiores informações acesse o site da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/conheca-a-secretaria#

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.