Avaliação e observação de cão ou gato agressor (mordedura e/ou arranhadura)

Essas informações foram úteis?
O que é?
Avaliação de cão ou gato, que tenha mordido e/ou arranhado pessoas, para observação de sinais de Raiva, pelo período de dez dias consecutivos após a agressão. Acessar o serviço
ou
Prazo esperado
03 (três) dias úteis.
  1. O cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura através da Central de Atendimento 1746 de diversas formas:
    • Via telefone através do 1746;
    • Via aplicativo para smartphone disponível para os sistemas Android e IOS. Através da plataforma o usuário pode registrar sua solicitação ou denúncia postando fotos, além de realizar o acompanhamento de seu chamado de forma ágil e prática.
    • Via portais www.1746.rio ou www.carioca.rio. Pelos portais o cidadão, além de acompanhar o andamento do seu chamado, tem a possibilidade de acessar notícias, vídeos, fotos e dados estatísticos sobre as principais demandas do serviço ou de cada região da cidade.
    Caso o cidadão não disponha de meios para acessar a Central de Atendimento 1746, poderá comparecer a uma das Regiões Administrativas – RA para registrar sua demanda. Para conhecer os endereços das Regiões Administrativas, o cidadão pode acessar o site http://www.rio.rj.gov.br/web/cvl/ra.

  • • Nome completo do solicitante, telefone de contato . • Nome e telefone da pessoa agredida, data da agressão , item obrigatório. • Endereço completo da ocorrência, com ponto de referência. • Informações sobre o animal agressor: espécie (cão ou gato), onde se encontra (domicílio, via pública), possui responsável /tutor, cuidador voluntário ?

Avaliação de cão ou gato, que tenha mordido e/ou arranhado pessoas, para observação de sinais de Raiva, pelo período de dez dias consecutivos após a agressão.

O serviço ocorre no período de dez dias consecutivos a agressão, o que poderá ser feito no domicílio, quando possível, ou em canis e gatis individuais do Centro de Controle de Zoonoses.

A pessoa agredida deve procurar atendimento médico em unidade básica de saúde e solicitar o comprovante de atendimento clínico.

O que este serviço não cobre

Animais com problemas comportais de agressividade, antissociais, mas que não morderam ou arranharam pessoas.
Casos de pessoas que não possuam comprovante de tratamento profilático para Raiva.
humana.
Remoção de animal devido a alteração comportamental.

  • Lei Complementar nº 197/2018
    Decreto Rio nº 45.585/2018

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.