Bibliotecas da Cultura

Essas informações foram úteis?
O que é?
Nas 13 Bibliotecas Municipais da Secretaria Municipal de Cultura, o usuário terá a oportunidade de conhecer e participar das inúmeras atividades culturais de incentivo à leitura e ações relacionadas à convivência comunitária.
Resultados obtidos
  • Obter informações sobre a localização e agendas culturais e visitar as Bibliotecas da Cultura
  • Empréstimo e devolução de livros
  • Recebimento de livros como doação
  • Informações sobre empréstimos de livros nas Bibliotecas Volantes
  • Pesquisar na Biblioteca On-line
  • Informações sobre o Prêmio Literário Caique Botkay
  1. Obter informações sobre a localização e agendas culturais e visitar as Bibliotecas da Cultura: o cidadão poderá acessar o link da etapa e obter as informações e o endereço de cada uma das 12 Bibliotecas da Cultura, além de páginas nas redes sociais e eventos culturais nesses espaços.

  2. Empréstimo e devolução de livros
    As bibliotecas disponibilizam, pelo prazo de 14 dias, o empréstimo dos livros que compõem o seu acervo. O leitor poderá levar para casa até dois livros por vez e renovar o prazo de empréstimo por mais 14 dias, se assim for necessário, desde que o livro em questão não esteja reservado para outro leitor.
    O leitor deverá dirigir-se ao balcão de atendimento (referência), assinar o livro de frequência, informando o motivo da sua visita (empréstimo, devolução, pesquisa, estudo, etc.). Depois do leitor escolher os livros, deverá dirigir-se novamente ao balcão de atendimento, para que o funcionário da biblioteca possa localizar sua ficha e lhe informar a data de devolução, bem como outras informações.
    Devolução
    A devolução do livro deverá ser feita até o dia estipulado no momento do empréstimo e o livro pode ser devolvido por qualquer pessoa. Caso haja atraso na devolução, a penalidade será transformada em suspensão, por tantos dias quantos os do atraso.
    Documentos necessários para cadastramento na biblioteca
    O cadastro destina-se aos usuários que desejam fazer o empréstimo dos livros de que a biblioteca dispõe. Para isso, é indispensável que se traga: uma foto 3x4, CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência atualizado. Entretanto, usuários menores de 15 anos devem estar acompanhados de um responsável e apresentar os seus documentos e os do responsável. A validade da carteirinha é de um ano. Para que se faça a renovação da mesma, basta trazer o comprovante de residência e informar o número de telefone (ou celular) e o e-mail.

    Perda do livro emprestado pela biblioteca
    Em caso de perda, compareça na biblioteca onde foi solicitado o empréstimo para que seja registrada a perda do livro. Não haverá nenhum tipo de cobrança, porém deverá doar um exemplar idêntico ao que perdeu. Caso não seja possível, deverá doar um livro similar.

  3. Informações sobre recebimento de livros nas bibliotecas
    A doação de livros acontece por meio dos moradores do bairro e adjacências, que visam dar um novo destino aos livros que não lhes têm mais serventia. Assim sendo, estes são disponibilizados para os demais usuários da biblioteca.
    Como proceder:
    Para doar, é preciso que o leitor leve os livros até a biblioteca, pois esta não dispõe de recursos necessários para fazer a retirada dos livros no local. A biblioteca aceita doação de livros, desde que estejam em bom estado de conservação. Não aceitamos enciclopédias, revistas, jornais nem livros didáticos (desatualizados).

  4. Informações sobre empréstimos de livros nas Bibliotecas Volantes
    O que é o serviço?
    A Biblioteca volante tem como objetivo incentivar a leitura e facilitar o acesso ao livro para todos os cidadãos cariocas, ampliando o atendimento das bibliotecas municipais. Com duas kombis – uma que atende de segunda a sexta-feira, 10 praças das zonas Norte e Oeste do Rio e outra utilizada em eventos –, o projeto conta hoje com acervo de 6.004 títulos para adultos e outros 2.488 títulos infanto-juvenis, totalizando 8.492 volumes à disposição do público, tanto de literatura nacional como internacional. A biblioteca volante oferece o serviço de empréstimo de livros e participa de eventos da agenda cultural da cidade.
    Como acessar o serviço?
    O empréstimo de livros acontece a cada 15 dias e as pessoas podem obter até dois livros por vez, de forma gratuita. A devolução pode ser feita no mesmo local do empréstimo, quando o projeto retorna ao bairro, ou diretamente na sede da Biblioteca Volante, que fica na Avenida Monsenhor Félix, 512, em Irajá.
    Para o empréstimo de livros é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência: os maiores de 16 anos precisam mostrar identidade, CPF e comprovante de residência; os menores de até 15 anos precisam, além dessa documentação, apresentar documento do responsável.

  5. Biblioteca Online
    A Secretaria Municipal de Cultura oferece o serviço da Biblioteca Online. No site, é possível acessar todo o acervo bibliográfico disponível para consulta e empréstimo nas Bibliotecas Municipais.
    Para empréstimo de livros é necessário ir a uma das bibliotecas e levar um documento de identificação, comprovante de residência atualizado e um retrato 3x4 para realizar a inscrição.

  • Documentos necessários para cadastramento nas bibliotecas da Cultura O cadastro destina-se aos usuários que desejam fazer o empréstimo dos livros de que a biblioteca dispõe. Para isso, é indispensável que se leve a uma das bilbiotecas: uma foto 3x4, CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência atualizado. Entretanto, usuários menores de 15 anos devem estar acompanhados de um responsável e apresentar os seus documentos e os do responsável. A validade da carteirinha é de um ano. Para que se faça a renovação da mesma, basta trazer o comprovante de residência e informar o número de telefone (ou celular) e o e-mail.
  • Para o empréstimo de livros na Biblioteca Volante é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência: os maiores de 16 anos precisam mostrar identidade, CPF e comprovante de residência; os menores de até 15 anos precisam, além dessa documentação, apresentar documento do responsável.

As 13 Bibliotecas da Cultura são equipamentos culturais geridos pela Gerência de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A Gerência de Livro e Leitura, para além das ações de fomento, possui bibliotecas municipais e espaços de leitura que realizam trabalhos em seus equipamentos em todas as regiões da cidade. Por lá eram realizadas oficinas, saraus, empréstimos, entre outras coisas. Somente em 2019 a GLL doou cerca de 15.000 livros a ações em eventos, como a Paixão de Ler, que teve sua 27ª edição e as atividades em estações do BRT, ao final de 2019 e até fevereiro de 2020.

Para além dos equipamentos públicos, hoje a Gerência de Livro e Leitura agrega também, em parceria, a Rede Carioca de Bibliotecas Comunitárias. Sabemos que as bibliotecas comunitárias realizam um trabalho no front, em suas comunidades, de excelência. A mediação de leitura é seu forte, bem como a incidência em políticas públicas. Como exemplo, são as participações ativas dessas bibliotecas tanto no Plano Nacional do Livro e Leitura, quanto em Planos Estaduais e Municipais.

O Prêmio Literário Caique Botkay, homenagem ao compositor, escritor, diretor teatral, instrumentista em uma longa vida de muito repertório cultural é uma iniciativa cultural promovida pela SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - SMC, em parceria com a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME e MULTIRIO. Esta iniciativa visa à promoção e premiação de cidadãos cariocas, bem como cidadãos fluminenses que residam na região metropolitana da capital, também conhecida como Grande Rio. Iniciado em 2020, com o tema 'A arte da reinvenção', o prêmio trouxe à tona o que esses escritores estão vendo para além da sua janela. É um momento de levar para a escrita criativa os novos sentidos de ser e existir no planeta. Para novos editais anuais do Premio acesse o site https://www.rio.rj.gov.br/web/smc/bibliotecas.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.