Bloqueio de pagamento de servidor aposentado e pensionista

Essas informações foram úteis?
O que é?
Verificação de segurados inativos e pensionistas do FUNPREVI que ficaram sem receber pagamento, informações sobre o motivo e as ações a serem executadas para normalizar os descontos em folha. O recadastramento anual está suspenso no ano de 2020 devido à Pandemia de Coronavírus, mas retornará em 2021.
Prazo esperado
Em média 5 dias úteis, podendo sofrer alteração.
  1. Recadastramento no prazo:
    Caso o servidor/pensionista tenha realizado seu recadastramento no prazo correto, mas não tenha recebido o pagamento, entrar em contato por email gat_previrio@rio.rj.gov.br

    Informações necessárias para abertura do chamado:
    Caso o servidor/pensionista tenha realizado seu recadastramento no prazo correto, não recebeu o pagamento e não pode comparecer
    ao Previ-Rio, registre os dados, no e mail gat_previrio@rio.rj.gov.br para encaminhamento ao órgão: Nome completo, telefone de contato, CPF, número da matrícula e e-mail.

  • CPF e identidade

Motivo para o bloqueio do pagamento:
Falta de recadastramento anual.
O segurado inativo ou pensionista que não realizar o recadastramento (prova de vida) anual, no prazo previsto, terá seu pagamento suspenso. O bloqueio de pagamento de inativos / pensionistas ocorre todo dia 06 do mês subsequente ao do recadastramento. Ex.: se for Fevereiro, o bloqueio ocorre no dia 06.03. O inativo / pensionista fica sem receber.
O recadastramento deve ser feito no mês que corresponde ao penúltimo algarismo da matrícula (final 1 em janeiro e assim por diante). Ex:. 145.601-7
Quando o segurado inativo ou pensionista possuir duas matrículas, o recadastramento -deverá ocorrer no mês referente ao penúltimo algarismo da matrícula mais próximo ao início do recadastramento.
Se não foi realizado, compareça a qualquer agência do Banco Santander, para regularizar a situação, mesmo que tenha perdido o prazo inicial, com identidade, CPF e qualquer contracheque. Exija seu comprovante no Banco Santander.
O recadastramento de (anos anteriores) deve ser realizado no Previ-Rio, na Central de Atendimento do PREVI-RIO, na Rua Afonso
Cavalcante, 455 – Bloco 2 (anexo) – Térreo - Cidade Nova, das 9h às 16h, com identidade e CPF. Mediante agendamento pelo telefone 2976-1083

3. Regras para retorno do pagamento:
Somente após realizar o recadastramento, o segurado inativo ou pensionista terá o seu pagamento restabelecido, obedecendo ao calendário de pagamento da Diretoria de Previdência. Se o recadastramento for feito até o dia 5 do mês subsequente ao bloqueio do pagamento, o desbloqueio pode ocorrer para o pagamento em folha suplementar, na segunda quinzena do mês do recadastramento (recadastramento realizado até o dia 05, pode receber na folha suplementar que ocorre em torno do dia 20 ). Se o recadastramento for feito do dia 6 até o dia 15, o desbloqueio pode ocorrer para o pagamento normal (até 5º dia útil) do mês seguinte à regularização do recadastramento. Ou seja, o inativo/ pensionista poderá receber os dois pagamentos até o quinto dia útil. Atentar para o aumento do desconto do imposto de renda, que será acertado na próxima declaração de IR do ano seguinte.
Se não desbloquear ou o recadastramento for realizado após o dia 15 do mês do bloqueio do pagamento, o inativo/pensionista somente receberá seu pagamento em folha suplementar do mês seguinte da data do recadastramento. Exemplo: (mês do recadastramento em julho, cujo pagamento normal seria no até o 5º dia útil de agosto, e o recadastramento foi realizado em 16.08, o inativo/pensionista só receberá seu pagamento em torno do dia 20.09).

4. Descontos em folha:
Quando o servidor/pensionista fica fora de folha (pagamento suspenso), todas as verbas que eram consignadas em contracheque não são descontadas. O servidor/pensionista terá que acertar esses pagamentos que não foram consignados, a seguir:

• Plano de saúde: Terá que ligar para 2976-1590 ou solicitar orientação por email em gerenciapssm_previrio@rio.rj.gov.br para realizar a ativação do Plano e não ficar sem cobertura. Se o plano for ASSIM, a reativação deverá ser realizada em qualquer posto de atendimento da operadora
• Empréstimos consignados: As parcelas de empréstimos não serão cobradas, portanto terá que comparecer na instituição financeira contratada para realizar o pagamento da parcela não paga
• Financiamento Imobiliário: telefone 2976-3314 ou pelo email gcp@rio.rj.gov.br, Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Bloco 2 – sala 1123 – Ala A, Cidade Nova, das 10h às 16h, munido de documentos originais e contracheque e pegar o boleto para pagamento, até o dia 10, para não incidir juros (Atendimento presencial só agendado)
• Associações, Sindicatos e Clubes: comparecer diretamente no endereço de cada um e pagar por boleto

  • Portaria Previ-Rio 967 de 27.12.2017.
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.