Cadastro e acesso ao Portal Carioca Digital

Essas informações foram úteis?
O que é?
Cadastramento no Portal Carioca Digital Rio para acessar informações e solicitações de todos os serviços da Prefeitura, tanto on-line quanto presenciais. Acessar o serviço
Prazo esperado
Geralmente imediato, porém nos casos em que houver necessidade de apoio para cadastro ou recuperação de cadastro os prazos máximos para a prestação dos serviços são: Baixa Complexidade em até 48 h nos dias úteis Média Complexidade em até 5 dias úteis Alta Complexidade em até 15 dias úteis
  1. Para cadastro e acesso ao portal:
    - clicar no botão do topo da tela “Olá, visitante. Faça o seu login aqui”.
    - na sequência aparecerá a mensagem “Conecte-se com sua Identidade Carioca”, clicar, então, no botão “Conectar”.

  2. Para o caso de usuários que já possuíam login e senha de acesso no Carioca Digital:
    - os usuários do Carioca Digital passam ser automaticamente usuários da Identidade Carioca. Não é necessária a criação de uma nova Identidade Carioca. Você poderá usar o mesmo login e senha do Carioca Digital;
    - se não conseguir logar com sua senha e não conseguir criar uma nova senha, clicar no link “vincular a conta do Carioca Digital”, que está na página de login, digitar seu CPF/senha e clicar no botão “Confirmar”.

  3. Para o caso de usuários que desejam entrar em seu perfil, utilizando um login de acesso já criado:
    - digitar seu CPF e senha na área da tela “Acessar com sua Identidade Carioca”. Se houver problema, poderá preencher o formulário na página de login da Identidade Carioca no campo Precisa de ajuda? Entre em contato ou entre em contato com o e-mail identidade.carioca@rio.rj.gov.br.
    - em caso de esquecimento de Senha, utilizar o link “Esqueceu sua senha?”, digitar seu CPF e clicar no botão “Confirmar”. Será enviado para o seu e-mail de cadastro um link para a criação de uma nova senha.
    - em caso de esquecimento do e-mail de login, utilizar o link “Esqueceu o seu e-mail?”, digitar seu CPF e clicar no botão “Confirmar”. Em seguida aparecerá o e-mail cadastrado. Caso não possua mais acesso ao e-mail cadastrado, enviar uma cópia de seu documento de identidade (documento oficial que conste seus dados e foto, como CNH, carteiras de conselhos – CREA, CRO, CRM, entre outros) com o número do CPF bem como o endereço do novo e-mail que utilizará no cadastro, preencha o formulário na página de login da Identidade Carioca no campo Precisa de ajuda? Entre em contato ou entre em contato com o e-mail identidade.carioca@rio.rj.gov.br.

  4. Para o caso de usuários que desejam criar um novo login de acesso:
    - clicar no botão “Criar minha Identidade Carioca”;
    - preencher os dados que são pedidos, bem como o e-mail e uma senha que deve ter no mínimo oito caracteres. Se o cadastro for efetuado com sucesso, aparecerá a mensagem “Cadastro realizado com sucesso”.

  • Preencher os dados conforme cadastro pessoal mantido na Receita Federal.

O site CARIOCA DIGITAL é um catálogo de serviços da Prefeitura do Rio de Janeiro, sejam eles on-line ou presenciais. Cada serviço disponível no site é de responsabilidade de seus gestores (ex: Multas – Gestor SMTR , Alvará – Gestor CLF, Boletim Escolar– SME , etc.).
Todos os serviços divulgados dos órgãos municipais estão cadastrados no Carioca Digital.
O servidor com dificuldade de acesso ao portal (problemas com senha, e-mail, dados cadastrais, CPF ou autenticação), mesmo após seguir as instruções da página de ajuda da Identidade Carioca, ou deve comparecer ao seu setor de Recursos Humanos para regularização.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.