Contracheque de servidor inativo e pensionista

Essas informações foram úteis?
O que é?
Informações sobre senhas, recebimento de 2ª via de contracheque e descontos para servidores e pensionistas. Acessar o serviço
  1. Para servidor ativo, servidor inativo ou pensionista: O contracheque atual e os últimos 12 meses estão disponíveis no carioca digital (carioca.rio).
    Pelo novo aplicativo Servidor.Rio, interessados podem consultar seus contracheques e o informe de rendimento.

  2. Em carioca.rio > Quero me cadastrar > Fazer login utilizando e-mail e senha (de fácil memorização e que tenha no mínimo 8 caracteres) para ter acesso aos contracheques e à DIRF (Declaração de Imposto de Renda na Fonte).
    Para contracheque: Após aparecer o nome, selecione contracheque e seguir as opções: matrícula, mês e folha.
    Para DIRF: Após aparecer o nome, selecione Informe de Rendimentos e seguir as opções: fonte pagadora e ano.
    Caso tenha algum problema específico com o cadastro e/ou dificuldade de acesso no Carioca Digital, envie e-mail para portalcarioca@rio.rj.gov.br, mencionando nome completo, matrícula, e-mail, telefone para contato, data de nascimento e o nome da mãe.

  3. Pelo email gat_previro@rio.rj.gov.br também pode auxiliar a concluir o cadastro no Carioca Digital.

  4. Para auxílio no acesso ao contracheque via internet ou para período anterior a 12 meses, procure o setor de Recursos Humanos de sua secretaria de lotação. No caso dos aposentados e pensionistas , envie um e-mail para gat_previro@rio.rj.gov.br. O requerimento dos contracheques anteriores aos últimos 12 meses deve ser justificado e será necessário apresentar o último contracheque e a identidade do requerente.

O contracheque gerado no portal Carioca Digital é válido como documento oficial, conforme mensagem no rodapé: Após a impressão, você poderá consultar o seu Contracheque num prazo de 30 dias pela URL: http://validacontracheque.rio.rj.gov.br/. Informe na consulta o código da impressão: xxxx
Nos casos de informações sobre descontos no contracheque, verifique o nome da verba (parcela de desconto) que consta no documento:
• Verba 618-deb enc folha (Débito de Encerramento de Folha): débito gerado pelo recebimento em duplicidade referente ao mês da aposentadoria. Se recebeu os dias que ainda estava em atividade ou os dias em que estava aposentado em duplicidade, é gerado um débito, que depende do dia da aposentadoria. Esse desconto aparecerá no contracheque até se quitar o débito. Ex.: Se a data da aposentadoria foi no dia 13/08/2017, o servidor recebeu dois pagamentos: um do Previ–Rio, referente aos dias que já estava aposentado no mês de agosto (19 dias) e outro da Secretaria Municipal de Administração, referente ao período em atividade no mês de agosto (12 dias). Como no dia da aposentadoria já estava fechada a folha de pagamento, foi gerado o pagamento do mês inteiro. Ao invés de pagar somente os 12 dias em que esteve na ativa, houve também pagamento dos 19 dias de aposentado. Portanto, deve haver o desconto.
Os contracheques não são mais impressos e enviado aos servidores. Os contracheques do ano corrente só podem ser obtidos através do portal www.carioca.rio.
Para servidores aposentados e pensionistas, caso necessitem dos contracheques anteriores, é preciso fazer requerimento de próprio punho, com nome completo, matrícula e CPF solicitando e especificando os meses /ano dos contracheques que deseja, assinar, juntar documento oficial com foto e qualquer contracheque , digitalizar ou fotografar de forma legível e enviar para gat_previrio@rio.rj.gov.br.
Os contracheques não serão serão enviados por email mas deverão ser retirados, após agendamento, de forma presencial. O agendamento deve ser feito por telefone 2976-1083 ou email gat_previrio@rio.rj.gov.br e a retirada, por meio magnético (levar um pendrive) ou impresso (poderá haver custo de impressão) no prédio anexo da prefeitura, térreo, central de atendimento do Previ-Rio. Rua Afonso Cavalcante 455, cidade nova.

  • O Decreto Rio nº 43.451 de 18.07.2017.
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.