Cursos de Empreendedorismo Comunitário (SMAS)

Essas informações foram úteis?
O que é?
Cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
  1. • Para realizar a pré inscrição nos cursos a solicitação deverá ser feita através da Central de Atendimento 1746, via telefone, aplicativo para smartphone ou pelos portais www.1746.rio e www.carioca.rio. E informe seu nome; endereço completo de residência e telefone para contato.

  • Pré-requisitos para a seleção: Idade mínima de 18 anos, moradores da Cidade do Rio de Janeiro com escolaridade mínima de ensino fundamental II incompleto. Serão selecionados, preferencialmente, os inscritos no CadÚnico/Bolsa Família. Documentação necessária: Identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Humanos.
Pré-requisitos para a seleção: Idade mínima de 18 anos, moradores da Cidade do Rio de Janeiro com escolaridade mínima de ensino fundamental II incompleto. Serão selecionados, preferencialmente, os inscritos no CadÚnico/Bolsa Família.
O objetivo do curso é capacitar para o empreendedorismo comunitário e desenvolver novas competências através da oferta de conhecimentos teóricos e práticos necessários à gestão e ao desenvolvimento de empreendimentos comerciais e sociais, possibilitando assim a geração de renda e inclusão social.
Conteúdo Programático: Desenvolvimento Econômico Local, Ética e Direitos Humanos, Gestão de Negócios, Introdução ao Empreendedorismo.
Durante o curso serão realizadas atividades complementares, como palestras sobre legalização da atividade empreendedora na categoria de empresa "Empreendedor Individual - MEI" ministrada em parceria com o SEBRAE, sobre Acesso ao Microcrédito pela CEF e Manipulação de Alimentos em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária – VISA.
Capacitação Continuada: Após o curso é desenvolvido um processo de formação com os ex-alunos do Curso de Empreendedorismo Comunitário, objetivando permitir ao empreendedor informal e ao Empreendedor Individual ampliar e aprimorar seus conhecimentos na área de gestão de negócios e facilitar seu desenvolvimento, realizando o acompanhamento sistemático aos empreendedores, em parceria com diversas instituições como a UNICARIOCA.
Feira do Empreendedor Comunitário: Visa a inclusão produtiva dos ex-alunos do curso, possibilitando a exposição de seus produtos e a oportunidade de comercialização e escoamento de sua produção, propiciando a geração de trabalho e renda.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.