Emissão de guias para pagamento do preço público pelo uso de bens imóveis públicos

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O que é?
Emissão de guia vinculada à Subsecretaria do Patrimônio Acessar o serviço
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  1. O ocupante pode selecionar e imprimir as guias DARM vencidas e a vencer, para pagamento do preço público cobrado pelo uso de imóveis do Município do Rio de Janeiro, diretamente no portal Carioca Digital.

    Informações/documentos necessários para solicitação do serviço – PESSOAS FÍSICAS:
    a. Para emitir as guias de pagamento (DARM) a vencer, o contribuinte deverá, após autenticar-se no Carioca Digital (login), escolher a opção do menu IMÓVEL>PATRIMÔNIO, clicar no botão “EMITIR GUIAS”, selecionar a guia desejada e então pressionar o botão “IMPRIMIR”.
    b. Para emitir as guias de pagamento (DARM) vencidas, o contribuinte deverá, após autenticar-se no Carioca Digital (login), escolher a opção do menu IMÓVEL>PATRIMÔNIO, clicar no botão “EMITIR GUIAS”, selecionar a guia desejada e então pressionar o botão “IMPRIMIR”. IMPORTANTE: No caso deste item 2, para emitir guias vencidas, a guia será revalidada com vencimento para o dia em que o usuário concluir os passos acima, devendo ser paga neste mesmo dia.
    c. Na hipótese de ser constituído um procurador, será necessário cadastrá-lo primeiro no sistema do Patrimônio. Para fazer esse procedimento prévio, o contribuinte precisa enviar cópia digitalizada da procuração para o e-mail subpa_plantao@smf.rio.rj.gov.br, informando também o número do processo administrativo. Feito isso, dois dias úteis após, o procurador poderá cadastrar o seu CPF no Carioca Digital para abrir a sua conta neste portal, fazer o login e emitir as guias, seguindo as instruções acima.

  2. Informações/documentos necessários para solicitação do serviço – PESSOAS JURÍDICAS:

    a. Para emitir as guia de pagamento (DARM) de Pessoa Jurídica, vencidas e a vencer, será necessário cadastrar primeiro um sócio ou outro representante como procurador da PJ no sistema do Patrimônio.
    b. Para fazer esse procedimento prévio, o contribuinte precisa enviar cópia digitalizada da procuração e dos atos constitutivos da PJ para o e-mail subpa_plantao@smf.rio.rj.gov.br , informando também o número do processo administrativo;
    OBS.: Se já tiver procurador cadastrado no sistema do Patrimônio - entrar em contato conosco, também pelo subpa_plantao@smf.rio.rj.gov.br - informando o número do processo administrativo o qual representa;

Emissão e impressão de guias DARM vencidas e a vencer, para pagamento do preço público cobrado pelo uso de imóveis do Município do Rio de Janeiro (Termos, Remuneração Provisória, Parcelamentos e Concilia), sem que o ocupante solicitante do serviço precise se deslocar para essa finalidade.

  • Decreto nº 22.780/2003.
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.