Fiscalização de abrigos para idosos (casas de repouso) por relato de maus tratos

Essas informações foram úteis?
O que é?
Verificação de maus tratos físicos a idosos (idosos amarrados, gritos, xingamentos e humilhação) Acessar o serviço
Prazo esperado
Em até 10 dias úteis.
  1. • O serviço poderá ser solicitado clicando no campo "ACESSAR O SERVIÇO" ao lado
    • Via portal www.1746.rio
    • Via telefone através do 1746
    • Via Região Administrativa, caso não disponha de meios para acessar a Central de Atendimento 1746

  • • endereço completo com ponto de referência da ocorrência • descrição da situação • frequência que ocorre e os horários • tipo de violência constatada contra o idoso • dados do idoso: nome, endereço completo, telefone. Deve ser garantido também o anonimato do denunciante.

O que este serviço não cobre

Caso a situação de maus tratos esteja ocorrendo no momento, entre em contato com a DEAPTI - Delegacia Especial de Atendimento a Pessoa da Terceira Idade, a Polícia Militar pelo 190 ou compareça a qualquer delegacia próxima da residência.

É responsabilidade da Vigilância Sanitária verificar as condições de funcionamento das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos – atual denominação para abrigos/asilos), como instalações, falta de medicamentos, falta ou alimentação inadequada, local e idosos com higiene precária, equipamentos, recursos humanos, processos de trabalho etc., de acordo com os procedimentos previstos nos manuais técnicos e na legislação vigente. O objetivo é garantir o preconizado na Lei e estabelecer um padrão de qualidade quanto aos serviços prestados.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.