Informações sobre a Central de atendimento do passe livre

Essas informações foram úteis?
O que é?
Informações e esclarecimento de dúvidas a respeito do Riocard Especial, como o procedimento para a obtenção da gratuidade no transporte rodoviário do município do Rio de Janeiro.
  1. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), disponibilizou uma central telefônica para agendamento dos serviços do setor do Passe Livre Municipal, que funciona no CIAD Mestre Candeia.
    A secretaria ressalta que os atendimentos presenciais terão – obrigatoriamente – de ser marcados por telefone. NÃO haverá atendimento sem agendamento prévio, evitando assim aglomeração no CIAD.
    O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, nos números: 98909-1385 ou 98909-1367. A central de atendimento esclarecerá todas as dúvidas em relação a documentação necessária a ser apresentada no dia do atendimento.

Alterações no cartão Riocard Especial como: necessidade de aumento de passagens para pacientes crônicos, inclusão de acompanhante, entre outras.

Solicitação e revalidação do cartão Riocard Especial para pessoas que NÃO moram no município do Rio de Janeiro.

A concessão do passe livre especial é somente para ônibus da cidade do Rio de Janeiro e com valor correspondente à tarifa modal (tarifa básica). A solicitação somente será possível em cartões que não estejam vencidos. Caso os cartões estejam vencidos, deverão ser revalidados antes da solicitação de aumento da quantidade de passagens diárias.

Destaca-se ainda que esse atendimento é realizado pela SMDT, diferente dos serviços do Riocard, que também funciona no CIAD. Para informações sobre serviços do Riocard, entrar em contato pelo número: 2127-4000.

De acordo com o Decreto nº44.728 de 12 de junho de 2018, o direito à gratuidade se restringe às pessoas com deficiência (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, associação de duas ou mais deficiências) com laudo médico e pacientes crônicos, que estejam comprovadamente em tratamento de saúde.
Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem utilizar o atendimento da Central Carioca de Intérpretes de Libras no Whatsapp do número: 98909 1373.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.