Informações sobre atendimento à mulher vítima de violência doméstica

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O que é?
O atendimento especializado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no âmbito da Subsecretaria de Políticas para a Mulher é realizado no Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM Chiquinha Gonzaga. E mediante avaliação e demanda, poderá ser viabilizado o acolhimento sigiloso na Casa Viva Mulher Coralina (Casa Abrigo).
  1. - Solicitação de atendimentos presenciais e/ou remotos por telefone de segunda a sexta feira de 10hs às 16hs ao CEAM – Chiquinha Gonzaga localizado à Rua Benedito Hipólito, 125 – telefones de contato: (21) 2517-2726 / 98555-2151. De acordo com a Resolução SMASDH Nº 18 / 2020, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2020 esse novo horário permanecerá enquanto durarem as novas medidas de restrições.

Serviços Oferecidos no CEAM: Atendimento psicossocial e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência doméstica/familiar e grupos reflexivos. A unidade realiza atendimentos individuais com escuta qualificada, encaminha as demandas trazidas pelas mulheres e promove a reflexão sobre a situação de violência vivida visando o rompimento do ciclo de violência. Em casos de mulheres em situação de risco iminente de morte, realiza o encaminhamento para acolhimento nas Casas Abrigo.

Sinalizamos ainda que as atividades coletivas presenciais permanecem suspensas, conforme Resolução SMASDH Rio Nº 11 /2020, de 17 de novembro de 2020.

- Casa Viva Mulher Cora Coralina (Casa Abrigo): Responsável pelo acolhimento, em condição de sigilo, das mulheres vítimas de violência doméstica em situação de risco iminente de morte e aos seus filhos e filhas. Durante a permanência no abrigo, as mulheres têm garantido atendimento psicossocial, jurídico e demais encaminhamentos socioassistenciais que se façam necessários com vistas a sua autonomia.

  • Resolução SMASDH nº 08 de 17 de agosto de 2020
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.