Informações sobre Bolsa de Estudo

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O que é?
O atual beneficiário (ex-pensionista) recebe dois salários mínimos, a título de Bolsa de Estudo, que é depositado mensalmente na conta corrente, desde que renove todo mês de março e agosto de cada ano. O benefício foi descontinuado. Verifique regras em www.previ.rio no menu benefícios assistenciais.
Prazo esperado
A renovação semestral da Bolsa de Estudo é deferida no prazo de 49 dias, em média, da data do requerimento até a publicação em Diário Oficial. Para realizar o pagamento não há prazo definido, pois o PREVI-RIO depende do repasse do Tesouro.
  1. Para a renovação semestral, será necessário solicitar um agendamento pelo email gat_previrio@rio.rj.gov.br ou pelo telefone 2976-1083 para comparecer na Central de Atendimento do Previ-Rio realizar o requerimento em formulário correspondente, que será juntado ao processo de Bolsa de Estudo existente.
    Se o beneficiário mora no Rio de Janeiro e encontra-se impossibilitado de comparecer poderá autorizar alguém, maior de 18 anos, para fazê-lo. Para isso, o portador precisará solicitar um agendamento pelo email gat_previrio@rio.rj.gov.br ou pelo telefone 2976-1083 para Levar os documentos originais, com uma autorização de próprio punho do segurado, mencionando o nome do portador, CPF, identidade, datada e assinada pelo pensionista (assinatura igual ao do documento que trouxer), junto com originais e cópias autenticadas dos documentos contidos no próximo item.
    Caso o beneficiário more fora do Rio de Janeiro, o requerimento poderá ser feito à distância, pela internet, na página do Previ-Rio (www.rio.rj.gov.br/web/previrio) > Formulários > Formulário Requerimento de Bolsa de Estudo > imprimir, preencher, datar e assinar.
    Depois, enviar o original, por SEDEX ou carta com AR, para a Gerência de Atendimento no Previ-Rio, Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Bloco 2 - Térreo - sala 102 - Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.211-110, junto com as cópias autenticadas dos documentos.

  • (para a renovação semestral até 31.03 e até 31.08): • Documento Oficial de Identidade: original e 1 cópia • CPF: original e 1 cópia • Último Contracheque (em caso de duas matrículas, trazer os dois contracheques): original e cópia do contracheque de cada matrícula • Declaração original da Faculdade em papel timbrado, nela contendo o curso e as matérias em que o beneficiário está matriculado, e o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ relativo à instituição e a informação de que o beneficiário não foi reprovado, seja por faltas e/ou por notas, em número igual ou superior à metade das matérias em que esteve matriculado no semestre letivo imediatamente anterior ao requerimento • Histórico Escolar original contendo todos os períodos cursados. Obs.: Não serão aceitos: Históricos obtidos via internet, sem assinatura da Faculdade, declarações de Faculdade onde não esteja expresso que o aluno encontra-se matriculado e cursando, declarações de Faculdade onde não conste o CNPJ, bem como cópias do Histórico e da Declaração. Caso não conste na Declaração ou no Histórico Escolar as disciplinas que estiver cursando no atual semestre, poderá trazer esta informação em outro documento da Faculdade, desde que neste conste o timbre da instituição ou carimbo do CNPJ e o carimbo e assinatura da pessoa responsável.

A Portaria PREVI-RIO nº 969 de 12.01.2018, publicada no Diário Oficial de 15.01.2018, determinou que o benefício Bolsa de Estudo não é mais oferecido.
Para quem já estava inscrito, o benefício continuará a ser concedido até a idade máxima de 24 anos completos ou até que o estudante universitário obtenha a sua primeira graduação - o que ocorrer primeiro - e produzirá efeitos financeiros a partir do requerimento.
O atual beneficiário (ex-pensionista) recebe dois salários mínimos, a título de Bolsa de Estudo, que é depositado mensalmente na conta corrente, desde que renove todo mês de março e agosto de cada ano.

  • Decreto nº 22.870 de 06.05.2003
    Portaria PREVI-RIO nº 804 de 22.06.2009.
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.