Informações sobre consulta e estorno de pagamento de benefícios / auxílios

Essas informações foram úteis?
O que é?
Informações sobre os benefícios assistenciais oferecidos pelo Previ-Rio: Pecúlio, Auxílio Funeral, Previ- Educação, Previ-Creche, Auxílio Natalidade, Auxílio Moradia, Auxílio Medicamento, Auxílio Adoção e Bolsa de Estudo.
Prazo esperado
Em média 45 dias
  1. • Benefícios Post-Mortem (Pecúlio e Auxílio Funeral): caso conste como pago o benefício mas não há o depósito na sua conta corrente informada no processo, requeira o estorno do pagamento pelo email gat_previrio@rio.rj.gov.br enviando os seguintes documentos: requerimento e extrato bancário do período que consta a informação do pagamento do benefício.
    • Outros benefícios: caso conste como pago o benefício mas sem o correspondente depósito na conta corrente, compareça na gerência de qualquer agência do Banco Santander e solicite o extrato de todas as contas vinculadas a seu CPF, inclusive as que iniciam com 70 ou 71 (porque pode ter mais de uma conta e não saber). São contas internas do banco e pode ter havido o depósito em uma delas. Se encontrar o depósito, basta dizer que quer sacar ou transferir o valor depositado nessa conta onde está seu pagamento. Caso não tenha ocorrido o depósito, requeira o estorno do pagamento na Central de Atendimento do Previ-Rio, com os seguintes documentos: identidade, CPF, qualquer contracheque e extrato bancário de todas as contas que tiver no Banco Santander (solicite ao gerente) do mês que consta a informação do pagamento do benefício.
    Se o beneficiário/servidor/pensionista não residir na cidade do Rio de Janeiro, o processo de estorno poderá ser aberto à distância. Preencha o formulário em www.previ.rio > Formulários > Requerimentos Diversos, imprima, date e assine. Solicite o estorno de pagamento, colocando o mês de referência, e envie por Sedex ou carta com AR para a Gerência de Atendimento no Previ-Rio, Rua Afonso
    Cavalcanti, 455 - Bloco 2 - Térreo - sala 102 - Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.211-110, junto com as cópias autenticadas dos seguintes documentos:
    • se for servidor/pensionista: identidade, CPF, qualquer contracheque e extrato bancário de todas as contas que tiver no Banco Santander (solicite ao gerente) do mês que consta a informação do pagamento do benefício
    • se for somente beneficiário: identidade, CPF e extrato bancário do mês que consta a informação do pagamento do benefício da conta cadastrada no processo.
    Pode ser solicitado enviando todos os documentos e o formulário/requerimento preenchido datado e assinado pata gat_previrio@rio.rj.gov.br

Cada benefício possui regras próprias para concessão e pagamento. Para consultar os pagamentos dos benefícios assistenciais, acesse
www.previ.rio > Consulta Pagamentos > escolha o
benefício ou auxílio e o lote desejado.
Quando abrir a planilha, pressione as teclas “Ctrl” + “F5” ao mesmo tempo. Uma tarja será aberta para que o beneficiário /servidor / pensionista digite o nome ou matrícula, conforme o caso, para ver se está incluído para pagamento no lote. Ao lado do lote, está disponível a data em que houve o depósito.
Se não tiver acesso à internet, ligue para o Disque-Servidor: 2599-4746, a fim de saber se o pagamento foi liberado.

  • Portarias Previ-Rio 969 de 12 de janeiro de 2018 e 973 de 22 de fevereiro de 2018.
  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.