O que é?
Informações sobre condições especiais para licenciamento e legalização de construções e acréscimos nas edificações no Município. Acessar o serviçoPrazo esperado
Varia de acordo com a complexidade do processo.Valor a ser pago
DARM inicial no valor de R$ 500, quando da abertura do processo, sendo seu valor abatido do valor total da contrapartida.Veja serviços relacionados em:
Os pedidos deverão ser realizados por meio do sistema de Requerimento Online da SMU no site http://requerimentossmu.rio.rj.gov.br/. Após, o requerente deverá dirigir-se a uma das unidades da SMU para elaboração do Laudo de Contrapartida
-
SMU – Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística – Barra da Tijuca
Avenida Ayrton Senna, 2001 - Barra da Tijuca -
SMU – Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística – Campo Grande
Rua Porto Amazonas, 17 - Campo Grande -
SMU – Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística – Jacarepaguá
Estrada do Tindiba, 1499 - Pechincha -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Bangu
Rua Silva Cardoso, 394 - Bangu -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Botafogo
Rua Pinheiro Machado, 30 - Botafogo -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Centro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 10º andar, Sala 1002 - Centro -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Ilha do Governador
Rua Paranapuã, 941 Freguesia - Ilha do Governador -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Irajá
Avenida Monsenhor Félix, 512 - Irajá -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Lagoa
Avenida Bartolomeu Mitre, 1297 - Leblon -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Madureira
Rua Carvalho de Souza, 274 - Madureira -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Méier
Rua Jurunas, 219 - Méier -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Ramos
Rua Lucena, 210 2º andar - Olaria -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Santa Cruz
Rua Álvaro Alberto, 665 - Santa Cruz -
SMU – Gerência de Licenciamento e Fiscalização – Tijuca
Avenida Almirante Cochrane, 11 - Tijuca -
SMU – Gerência de Vistoria Estrutural
Rua República do Líbano, 54 Térreo - Centro -
SMU – Sala de Atendimento da Gerência de Cadastro Técnico
Rua Afonso Cavalcanti, 455 Bloco I - Sala 1104 - Cidade Nova
- Requerimento e DARM pago no valor de R$ 500.
- Inscrição no Registro de Imóveis ou documento comprobatório das medidas do terreno, autodeclaratório e assinado por profissional responsável, devidamente habilitado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
- Projeto de arquitetura completo, nas cores convencionais, assinado pelo proprietário e por profissionais devidamente habilitados.
- Documento do profissional responsável, devidamente habilitado pelo CAU ou pelo CREA.
- Declaração do Anexo I (Mais Valerá) ou Anexo II (Mais Valia), do Decreto nº 44.737 de 19/06/18 cujo modelo pode ser obtido no site Requerimento Online (http://requerimentossmu.rio.rj.gov.br/) informando que o terreno possui as dimensões indicadas na planta de situação.
- No caso de legalização de acréscimo em unidade ou edificação existente com habite-se, será necessária a apresentação de Inscrição no Registro Geral de Imóveis (RGI).
- O documento comprobatório das medidas do terreno poderá ser substituído por declaração do profissional responsável pelo projeto, na planta de situação, informando que o terreno possui as dimensões indicadas na planta de situação.
Os donos de imóveis ampliados ou modificados por obras ainda não legalizadas terão um prazo para regularizarem a situação aproveitando os benefícios da Lei da Mais Valia.
As solicitações devem ser feitas por requerimento disponível no site Requerimento Online (http://requerimentossmu.rio.rj.gov.br/).
A Mais Valia regulariza intervenções já realizadas nos imóveis, e a Mais Valerá licencia obras que os proprietários ainda planejam realizar. O benefício é para intervenções que não sejam de grande impacto e não justifiquem ação de demolição por parte do município. A alteração no imóvel será aceita com a condição de que o projeto seja aprovado nas conformidades da legislação da contrapartida.
Contrapartida é o cálculo de quanto o contribuinte deve pagar à Prefeitura pela regularização, e leva em consideração as características da edificação, entre elas a área a ser legalizada e o valor do metro quadrado.
Mais informações sobre como proceder para pedir a regularização de obras, formulários e os downloads necessários para o processo estão disponíveis no portal da Mais Valia (http://www.rio.rj.gov.br/web/maisvalia).
- Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
-
Aplicativo 1746 Rio
O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.