Informações sobre contrapartida ou Mais Valia

Essas informações foram úteis?
O que é?
Informações sobre condições especiais para licenciamento e legalização de construções e acréscimos nas edificações no Município. Acessar o serviço
Prazo esperado
Varia de acordo com a complexidade do processo.
Valor a ser pago
DARM inicial no valor de R$ 500, quando da abertura do processo, sendo seu valor abatido do valor total da contrapartida.
  1. Os pedidos deverão ser realizados por meio do sistema de Requerimento Online da SMU no site http://requerimentossmu.rio.rj.gov.br/. Após, o requerente deverá dirigir-se a uma das unidades da SMU para elaboração do Laudo de Contrapartida

  • Requerimento e DARM pago no valor de R$ 500.
  • Inscrição no Registro de Imóveis ou documento comprobatório das medidas do terreno, autodeclaratório e assinado por profissional responsável, devidamente habilitado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
  • Projeto de arquitetura completo, nas cores convencionais, assinado pelo proprietário e por profissionais devidamente habilitados.
  • Documento do profissional responsável, devidamente habilitado pelo CAU ou pelo CREA.
  • Declaração do Anexo I (Mais Valerá) ou Anexo II (Mais Valia), do Decreto nº 44.737 de 19/06/18 cujo modelo pode ser obtido no site Requerimento Online (http://requerimentossmu.rio.rj.gov.br/) informando que o terreno possui as dimensões indicadas na planta de situação.
  • No caso de legalização de acréscimo em unidade ou edificação existente com habite-se, será necessária a apresentação de Inscrição no Registro Geral de Imóveis (RGI).
  • O documento comprobatório das medidas do terreno poderá ser substituído por declaração do profissional responsável pelo projeto, na planta de situação, informando que o terreno possui as dimensões indicadas na planta de situação.

Os donos de imóveis ampliados ou modificados por obras ainda não legalizadas terão um prazo para regularizarem a situação aproveitando os benefícios da Lei da Mais Valia.

As solicitações devem ser feitas por requerimento disponível no site Requerimento Online (http://requerimentossmu.rio.rj.gov.br/).

A Mais Valia regulariza intervenções já realizadas nos imóveis, e a Mais Valerá licencia obras que os proprietários ainda planejam realizar. O benefício é para intervenções que não sejam de grande impacto e não justifiquem ação de demolição por parte do município. A alteração no imóvel será aceita com a condição de que o projeto seja aprovado nas conformidades da legislação da contrapartida.

Contrapartida é o cálculo de quanto o contribuinte deve pagar à Prefeitura pela regularização, e leva em consideração as características da edificação, entre elas a área a ser legalizada e o valor do metro quadrado.

Mais informações sobre como proceder para pedir a regularização de obras, formulários e os downloads necessários para o processo estão disponíveis no portal da Mais Valia (http://www.rio.rj.gov.br/web/maisvalia).

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.