Informações sobre o Núcleo Integrado de Atenção à Família – NIAF

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O que é?
Compete ao NIAF o primeiro atendimento social aos usuários, sendo a porta de entrada para as pessoas que buscam os serviços.
Prazo esperado
Serviço depende de disponibilidade de vaga.
  1. De modo presencial nas unidades de atendimento, que atendem por demanda espontânea e funcionam das 8h às 17h:

    - Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência CIAD Mestre Candeia - Centro - Av. Presidente Vargas, 1.997 – Centro – Rio de Janeiro / RJ - Tel.: 2222-4257 / 2224-2930 / 2224-2160

    - Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência Rinaldo De Lamare – São Conrado - Rua Bertha Lutz, 776 – 10º andar – São Conrado – Rio de Janeiro / RJ - Tel.: 3111-1096 / 3111-1097

    - Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Campo Grande - Rua Carlos Boisson, s/nº - Campo Grande – Tel.: 98909-1398 / 99087-3762

    - Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Vila Isabel – Rua Correia de Oliveira, 21, Vila Isabel – Tel.: 98909-1354 / 98909-1407

    - Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Irajá – Av. Monsenhor Félix, nº 512 – Tel.: 98471-8483

    - Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso s/n – Tel.: 98909-1389 / 98471-8487

    - Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência de Mato Alto - Rua Cândido Benício, s/nº - Jacarepaguá
    Tel.: 98909-1375

  • Identidade.
  • Laudo médico com o CID.
  • Comprovante de residência.

Compete ao NIAF o primeiro atendimento social aos usuários, sendo a porta de entrada para as pessoas que buscam os serviços. Formado por assistentes sociais, que atuam na acolhida e identificação das demandas; na orientação e encaminhamento dos usuários; na viabilização do acesso aos direitos, benefícios e serviços; na elaboração e acompanhamento do plano de promoção social das famílias, no desenvolvimento de ações nas áreas culturais que possibilitem novas vivências e conhecimentos e na articulação com a rede de proteção social e demais políticas e serviços setoriais.

É preciso ter vaga disponível no ato da inscrição e não há fila de espera. É necessário que os responsáveis mantenham contato com as unidades para ver disponibilidade de vagas.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.