O que é?
Pedido de cancelamento de Auto de Infração de Trânsito em fase de penalidadePrazo esperado
Prazo para instauração deste tipo de recurso: Até a data do vencimento da multa.Veja serviços relacionados em:
Compareça a uma Coordenadoria Regional de Transporte (CRT) para a abertura do processo com o documentação necessária ou envie a documentação pelo correios, via Carta AR (Aviso de Recebimento). Prazo: Até a data do vencimento.
Para consultar multa de trânsito, clique no botão abaixo "ACESSE AQUI" e faça o login:
Para consultar o parecer no recurso, acesse:
Para consultar o andamento do processo, acesse:
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SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Barra da Tijuca
Av. Ayrton Senna,, 2001 - Barra da Tijuca -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Campo Grande
Rua Dom Pedrito,, 1 2º andar - Campo Grande -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Centro
Rua do Riachuelo, 257 - Centro -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Engenho Novo
Rua 24 de Maio,, 831 fundos - Engenho Novo -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Irajá
Av. Monsenhor Félix,, 512 - Irajá -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Leblon
Av. Bartolomeu Mitre, , 1297 - Leblon -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Santa Cruz
Rua Fernanda,, 155 Sala 08 - Santa Cruz -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Vila Isabel
Rua Visconde de Santa Isabel, 34 - Visa Isabel -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Ilha do Governador
Rua Orcadas, 435 - Jardim Carioca -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Bangu
Rua Fonseca, 240 2º piso - Bangu
- Requerimento de Recurso.
- Notificação de Penalidade (cópia ou original) ou Auto de Infração ou documento emitido pela SMTR no serviço de Consulta a Multas, disponibilizado acima, em que conste a placa e o número do Auto de Infração de Trânsito ou Nada Consta do município do Rio de Janeiro.
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (cópia).
- Carteira Nacional de Habilitação (cópia) ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente. Quando Pessoa Jurídica, documento comprovando a representação.
- Procuração, quando for o caso.
- PARA RECURSO DE 2ª INSTÂNCIA - Requerimento de 2ª Instância dirigido ao CETRAN.
- PARA RECURSO DE 2ª INSTÂNCIA - Número do processo de "Cancelamento de Multa" que foi indeferido.
- PARA RECURSO DE 2ª INSTÂNCIA - O recebimento às solicitações de abertura de recurso em 2ª instância somente será realizado mediante apresentação de cópia reprográfica do requerimento, o qual receberá por parte do Setor de Protocolo o carimbo identificador de data de recebimento e identificação do funcionário recebedor.
Efeito suspensivo: O efeito suspensivo é automaticamente concedido pelo sistema a multas que estejam com processo de cancelamento em 1ª instância há mais de 30 dias em julgamento, mas desde que o recurso tenha sido apresentado no prazo.
O recurso de cancelamento de multa só pode ser apresentado se o cidadão multado receber a notificação de Penalidade (Multa com valor para pagamento).
Multa com processo de cancelamento indeferido: verifique no serviço de consulta a processo, disponibilizado acima, se o processo foi realmente indeferido (não foi aceito). A 2ª instância administrativa é a última que poderá recorrer. Compareça no Protocolo Central SMTR, na Rua Dona Mariana, 48 – Botafogo – RJ, das 9h às 16h, com a documentação necessária para recurso de 2ª instância ou envie a documentação pelo Correio para este endereço. O recurso será julgado pelo CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito). O prazo para entrada no recurso de 2ª instancia é de 30 dias corridos após a publicação do indeferimento no Diário Oficial.
Informações complementares:
RESOLUÇÃO Nº 3290 DE 01 DE JUNHO DE 2020.
Art. 1º Ficam prorrogados, por tempo indeterminado, os prazos dos recursos de cancelamento de multa, de defesa de prévia e de apresentação do real infrator, com vencimento a partir 16 de março de 2020.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir do dia 1º de junho de 2020.
- Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
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Aplicativo 1746 Rio
O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.