Projeto de Greide e Galeria de Águas Pluviais (GAP) – informações sobre aprovação

Essas informações foram úteis?
O que é?
Informações sobre aprovação de projeto para alteração de curso de água, desvio e canalização, retirada de vala ou de drenagem de vias internas de grupamentos ou loteamentos.
Prazo esperado
Obras particulares: Em até 30 dias úteis
  1. Para aprovação de Projeto de Greide e Galeria de Águas Pluviais (GAP), compareça à Rio-Águas (Rua Voluntários da Pátria, 169), de segunda a sexta, das 10h às 16h, para abertura de processo com os documentos relacionados no formulário padrão.

    O Requerimento padrão está disponível no Protocolo da Diretoria de Análise e Fiscalização ou na página da SMIH na internet em: .
    ou no link: .

    Caso deseje obter planta digital de Aerofotogramétrico, compareça na Secretaria Municipal de Urbanismo, no setor de Cartografia, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455, 10º Andar -Cidade Nova, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

  2. Compareça na Rio-Águas de segunda a sexta, das 10h às 16h, para abertura de processo.

  • O Requerimento padrão está disponível no Protocolo da Diretoria de Análise e Fiscalização ou na página da SMIH na internet em: . ou no link: .

Greide é um traçado do nível do terreno projetado sobre a GAP - Galeria de Águas Pluviais, que definirá o caimento das águas em direção à drenagem projetada. A GAP é o sistema urbano de saneamento básico, que coleta as águas proveniente das chuvas.

Em alguns casos o esgoto doméstico poderá ser depositado nessas galerias após tratamento prévio.

Os projetos deverão ser elaborados por engenheiro civil com expertise em drenagem urbana, devendo estar baseado nas "Instruções técnicas para elaboração de estudo e projeto de drenagem da Rio-Águas.

(FORNECER ARQUIVOS aqui das instruções e do carimbo)

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.