Resíduo da Coleta Domiciliar

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O que é?
Retirada de resíduos, como lixo orgânico, entulho, bens inservíveis, resíduo esquecido ou derramado durante a realização da coleta regular de lixo domiciliar, sacos de lixo colocados fora do dia e horário do roteiro da coleta, e demais resíduos concentrados em determinado ponto obstruindo a passagem de veículos e pedestres. Acessar o serviço
Prazo esperado
Em até 48 horas úteis.
  1. O serviço poderá ser solicitado clicando no botão "ACESSAR O SERVIÇO" ao lado.
    Em seguida, efetuar o login e proceder às instruções.

  2. Caso queira solicitar anonimamente, clique no botão Solicitar Anonimamente e preencha as informações.

  • Nome completo.
  • Endereço de e-mail.
  • Contato telefônico.
  • Endereço completo da ocorrência com pontos de referência.
  • Informar se foi caminhão da COMLURB o responsável pelos resíduos.
  • Dia e horário em que ocorreu o problema.

A coleta de lixo orgânico é realizada 3 vezes por semana: às segundas, quartas e sextas, ou às terças, quintas e sábados.

O horário diurno é a partir das 7 horas, até as 15h20min. O noturno é a partir das 17h, 18h, 19h, 20h ou 21h (dependendo da área) com término entre 4h30min e 5h (exceção: os bairros do Centro, Gamboa e Saúde têm coleta diária, realizada de segunda a sábado).

Se o lixo a ser retirado estiver em sacos plásticos, será necessário deixá-lo no logradouro até uma hora antes do horário para o início da coleta. Se estiver acondicionado em contêineres, poderá colocá-lo até 2 (duas) horas antes.

Contêineres: recipientes de cor laranja, nos tamanhos de 120, 240 ou 360 litros, no padrão americano. Não serve para acondicionar entulho de obra, apenas lixo orgânico.

POSSÍVEIS RESULTADOS DA FISCALIZAÇÃO:

Constatada irregularidade na oferta do lixo, o infrator, caso identificado, poderá ser multado conforme especifica a Lei de limpeza urbana ( Lei nº 3.273 de 06/09/2001).

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.