Serviço especializado de abordagem social

Essas informações foram úteis?
O que é?
Trabalho social de abordagem e busca ativa, realizado para identificar situações nos territórios de incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Acessar o serviço
ou
Prazo esperado
Em até 15 dias úteis.
  1. • O serviço poderá ser solicitado clicando no campo "ACESSAR O SERVIÇO" ao lado
    • Via portal www.1746.rio
    • Via aplicativo 1746 para smartphone disponível para os sistemas Android e IOS.
    • Via telefone através do 1746
    • Via Região Administrativa, caso não disponha de meios para acessar a Central de Atendimento 1746

  • Endereço completo de onde se encontra a pessoa, com pontos de referência
  • Telefone para contato pela equipe da Assistência Social para orientação ou localização da pessoa em situação de rua.

O serviço é ofertado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centros Pop e equipes do Programa de Apoio e Inclusão à População de Rua que atuam 24 horas.

A solicitação é encaminhada para a equipe do serviço especializado de abordagem social, que irá até o local abordar a população e ofertar os serviços pertinentes à política de assistência social.

O Serviço da Assistência Social é um trabalho de acolhimento e depende do aceite do público-alvo. A pessoa que está na rua não poderá ser levada à força para um abrigo.

O acolhimento da população de rua deve respeitar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, que proíbe que a população adulta em situação de rua seja removida de forma compulsória ou involuntária, ressalvadas as hipóteses de determinação médica ou judicial. A equipe procura sensibilizar estes cidadãos a aceitarem as propostas de atendimento social, tratamento de saúde para dependência química, acolhimento institucional ou retorno ao convívio familiar.

A pessoa interessada em abrigo deve dirigir-se ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social ou Centro Pop mais próximo, de segunda a sexta, de 9h às 17h.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.