Solicitação de Assistência Domiciliar ao Idoso (PADI)

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O que é?
Assistência em casa prioritariamente a pessoas com 60 anos ou mais de idade, mas atende a pessoas de todas as idades.
Prazo esperado
O prazo para a marcação de consultas dependerá da oferta de vagas no Sistema de Regulação e da demanda para o serviço solicitado.
  1. Pessoas que necessitem do atendimento domiciliar prestado pelo Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso - PADI, mas que não estejam internadas nos hospitais onde as equipes estão implantadas, poderão ter acesso ao PADI, procurando a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que avaliará a necessidade e incluirá o paciente no Sistema de Regulação – SISREG.
    Para saber qual a clínica de referência, basta acessar o link a seguir
    e clicar no ícone “Onde ser atendido”, colocando o endereço no campo adequado.

  • É importante que o/a paciente tenha um laudo médico com a indicação para o atendimento domiciliar pelo PADI.

O serviço é prestado aos portadores de doenças que necessitem de cuidados contínuos que possam ser feitos na residência. O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso - PADI cuida de pessoas com doenças crônicas agudizadas, portadores de incapacidade funcional provisória ou permanente, pacientes oriundos de internações prolongadas e/ou recorrentes, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, pacientes em cuidados paliativos e outros agravos passíveis de recuperação funcional.

Em alguns casos será necessário que o/a paciente tenha um/a cuidador/a. 
Hospitais onde as equipes estão instaladas:

Hospitais Municipais: Salgado Filho, Miguel Couto, Paulino Werneck, Lourenço
Jorge, Pedro II e Francisco da Silva Telles, onde realizam a busca ativa nas enfermarias, com o intuito de identificar os pacientes com perfil para
atendimento domiciliar. 

A busca ativa também é realizada nos Hospitais Municipais: Rocha Faria, Ronaldo Gazolla, Albert Schweitzer, Piedade e Rocha Maia. Implantado na rede municipal de saúde em 2010, o Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI) oferece assistência em casa prioritariamente a pessoas com 60 anos ou mais, mas sem restrição de idade. O PADI cuida de pessoas com doenças crônicas agudizadas, portadores de incapacidade funcional provisória ou permanente, pacientes oriundos de internações prolongadas e/ou recorrentes, com dificuldade ou impossibilidade
física de locomoção, pacientes em cuidados paliativos e outros agravos passíveis de recuperação funcional. 

Os principais benefícios são a aceleração da recuperação, a redução do tempo médio de internação hospitalar, a liberação dos leitos hospitalares para outros pacientes, a independência funcional, a melhora na capacidade de se cuidar e de ser cuidado no ambiente domiciliar.  São ao todo 16 equipes no programa, das quais 11 multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e 5 equipes multiprofissionais de apoio (EMAP).

Cada EMAD é constituída por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem; enquanto, cada EMAP, por nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e odontólogo.  É importante que o/a paciente tenha um laudo médico com a indicação para o atendimento domiciliar pelo PADI. É necessário ser munícipe do Rio de Janeiro. O domicílio tem que ter acessibilidade tanto para o/a paciente, quanto para a equipe.
O domicílio precisa ter recursos mínimos de infra-estrutura, saneamento básico
e ventilação. 

O/A usuário/a precisa ter um responsável que assine o Termo de Compromisso do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso. O/A usuário/a não pode depender de equipamentos para manter as funções vitais.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.