Solicitação de cadastramento de colônia ou abrigo de cães e gatos

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O que é?
Solicitação de cadastramento de colônia ou abrigos de cachorros e gatos na SUBEM. Acessar o serviço
Prazo esperado
Em até 7 dias úteis.
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  1. O serviço poderá ser solicitado clicando no campo "ACESSAR O SERVIÇO" ao lado.
    Em seguida, efetuar o login no 1746 e proceder às instruções.

  • Informe se é Abrigo ou Colônia.
  • Nome completo do responsável ou da entidade, e telefone de contato.
  • Endereço completo com pontos de referência.

O Abrigo ou Colônia deve possuir um número mínimo de 20 animais para cadastro na Subsecretaria do Bem Estar Animal. Considera-se abrigo de animais uma área particular com grande número de animais (residências, sítios). Caracteriza-se como colônia de animais a presença de grande número de animais em local público (Campo de Santana, Praças, Parques, CASS, Aterro do Flamengo).

Serviços oferecidos aos participantes do programa de acolhimento de animais em propriedades particulares: assistência veterinária; orientações para agendamento e esterilização dos animais acolhidos; vacinas e medicamentos de combate às zoonoses. Obs. o auxílio com percentual de ração é avaliado caso a caso.

O transporte para atendimento veterinário para a cirurgia de esterilização ao Centro Cirúrgico mais próximo é realizado apenas para Abrigos e Colônias cadastrados na Subsecretaria de Bem Estar Animal.

A carteira de Protetor possibilita o cadastro de dois assistentes, que, eventualmente, poderão substituir o titular em sua ausência. A carteira é pessoal, intransferível e mesmo que estejam vencidas, continuam válidas.

Ao protetor de animais é permitida cinco marcações por semana: duas fêmeas e três machos, totalizando vinte vagas por mês.

O protetor de animais é quem, de forma voluntária e com recursos próprios, resolve dedicar-se a causa animal, oferecendo lar temporário para os animais encontrados na rua, para que possam ser tratados, castrados e estarem aptos à adoção. O protetor deve conscientizar também a população contra os abusos e maus tratos de animais.

As ações de fiscalização realizadas pela SUBEM incluem visitas mensais e inspeção nos Centros de Acolhimento, sem necessidade de agendamento prévio. Será exigida a assinatura de Termo de Compromisso após a visita de inspeção do técnico veterinário da SUBEM. O número máximo de animais a serem acolhidos por cada centro será determinado quando da visita técnica.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone disponível apenas para os Protetores de Animais: 2293-6518.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.