O que é?
Vistoria em estruturas diversas com ameaça de desabamento, tais como: abrigo de ônibus, antena, castelo d'água/caixa d'água, chaminé, imóvel, laje, marquise, muro divisório, outdoor, parede, pilares, telhado, torre de telefonia, viga de concreto. Acessar o serviçoPrazo esperado
1. Em até 24 (vinte e quatro) horas nos casos emergenciais, podendo ser reduzido o prazo para até 10 (dez) horas; 2. Em até 15 (quinze) dias corridos em se tratando de vistoria preventiva, podendo ser reduzido esse prazo para até 7 (sete) dias.Veja serviços relacionados em:
O serviço poderá ser solicitado clicando no campo "ACESSAR O SERVIÇO" ao lado
. Via portal www.1746.rio
. Via telefone de emergência 199
- Nome e telefones do solicitante
- Endereço da ocorrência (logradouro, numeral, complemento, ponto de referência, comunidade, bairro)
- Caso possível, nome e telefones dos contatos nas Associações de Moradores ou Lideranças Comunitárias, quando o chamado for para comunidade.
- Descrição da ocorrência
Na eventualidade do chamado não ser para local sob sua responsabilidade, informe os contatos de pessoa, maior de idade, que deverá receber e acompanhar o engenheiro/arquiteto no local no momento da vistoria.
Um engenheiro ou arquiteto da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil realiza, no local da ocorrência, uma vistoria restrita a uma análise técnica visual, com objetivo de verificar a existência de possíveis riscos à integridade física das pessoas e seus bens materiais.
Podem ser adotadas medidas emergenciais, como interdições, isolamentos, escoramentos, demolições, etc., ou medidas preventivas, como o acionamento de órgãos fiscalizadores para notificação dos proprietários ou seus representantes legais para executarem obras e serviços que eliminem o risco constatado.
Caso o sinistro ocorra em área pública, a responsabilidade passa a ser das Autarquias, Companhias, Concessionárias de Serviços Públicos, Empresas Públicas, Entidades Governamentais, etc.
O teor da vistoria e as consequentes providências requeridas estarão descritas no Boletim de Ocorrência elaborado pelo engenheiro vistoriante, de livre acesso, bastando que o interessado requeira a sua cópia autêntica através da Central de Atendimento 1746.
- Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
-
Aplicativo 1746 Rio
O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.