O que é?
Solicitação do cartão de estacionamento para idoso (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos) para utilização gratuita nas vagas demarcadas em logradouros públicos.Prazo esperado
Em até 10 dias, se presencial.Veja serviços relacionados em:
Pelo Carioca Digital, faça o login e acesse Veículo e Estacionamento > Cartão de Estacionamento do Idoso. É possível solicitar, preencher os dados e imprimir o cartão, caso os usuários preencham o requisito de idade.
Ou compareça à um dos postos de atendimento da SMTR.
Ou envie pelos Correios (por carta registrada - AR).
Para acompanhamento pelo SICOP nos casos de pedido do cartão feito via Correios, o número do processo gerado na SMTR pode ser obtido na Central 1746, informando a data que foi encaminhada a documentação, o número do AR, nome completo do requerente e CPF. Caso já tenha recebido de volta o aviso de recebimento, deverá informar também o nome do funcionário que recebeu e a data de recebimento.
-
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Centro
Rua do Riachuelo, 257 - Centro -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Ilha do Governador
Rua Orcadas, 435 - Jardim Carioca -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Bangu
Rua Fonseca, 240 2º piso - Bangu -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Engenho Novo
Rua 24 de Maio,, 831 fundos - Engenho Novo -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Barra da Tijuca
Av. Ayrton Senna,, 2001 - Barra da Tijuca -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Leblon
Av. Bartolomeu Mitre, , 1297 - Leblon -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Campo Grande
Rua Dom Pedrito,, 1 2º andar - Campo Grande -
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Irajá
Av. Monsenhor Félix,, 512 - Irajá
- Requerimento padrão
- Carteira de Identidade oficial em que conste foto, assinatura em nome do idoso e o número do CPF (cópia)
- Comprovante de residência atualizado em nome do idoso (cópia)
O Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso pode ser usado em qualquer veículo, desde que utilizado pelo idoso.
A validade é de 5 anos, devendo ser requerido novo cartão após esse prazo, mediante o preenchimento de requerimento padrão e apresentação do cartão vencido/a vencer.
O requerente poderá solicitar 2ª via do Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idosos, quando comprovada a perda, roubo ou danificação da via original.
Em vagas de estacionamento reservadas para idoso em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo, o beneficiário estará isento de pagamento. Em shoppings ou quaisquer outros estabelecimentos privados, o cartão dá direito às vagas preferenciais, mas não isenta o usuário de pagamento.
Cada CPF só pode emitir um cartão de estacionamento para idoso.Todos os cartões terão um QR Code - código que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. O QR Code garante ainda mais transparência ao processo e possibilidades de controle, pois qualquer cidadão poderá escanear o código do cartão e agir como um fiscal do serviço.
Como utilizar o cartão: colocar sobre o painel do carro, no vidro dianteiro do veículo, nas vagas de estacionamento sinalizadas para idosos:em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo; nos estacionamentos públicos fechados, com controle de entrada e saída de veículos; em áreas de estacionamento das edificações privadas de uso coletivo.
O que este serviço não cobre
Cartão de gratuidade de estacionamento para pessoas com menos de 60 (sessenta) anos.
- Resolução SMTR 2.881 de 07/07/17 (D.O. RIO DE 10/07/2017)
- Decreto 36117 de 22/08/2012
- Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
-
Aplicativo 1746 Rio
O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.