Cartão de Estacionamento para Idoso

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O que é?
Solicitação do cartão de estacionamento para idoso (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos) para utilização gratuita nas vagas demarcadas em logradouros públicos.
Prazo esperado
Em até 10 dias, se presencial.
  1. Pelo Carioca Digital, faça o login e acesse Veículo e Estacionamento > Cartão de Estacionamento do Idoso. É possível solicitar, preencher os dados e imprimir o cartão, caso os usuários preencham o requisito de idade.

  2. Ou compareça à um dos postos de atendimento da SMTR.

  3. Ou envie pelos Correios (por carta registrada - AR).
    Para acompanhamento pelo SICOP nos casos de pedido do cartão feito via Correios, o número do processo gerado na SMTR pode ser obtido na Central 1746, informando a data que foi encaminhada a documentação, o número do AR, nome completo do requerente e CPF. Caso já tenha recebido de volta o aviso de recebimento, deverá informar também o nome do funcionário que recebeu e a data de recebimento.

  • Requerimento padrão
  • Carteira de Identidade oficial em que conste foto, assinatura em nome do idoso e o número do CPF (cópia)
  • Comprovante de residência atualizado em nome do idoso (cópia)

O Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso pode ser usado em qualquer veículo, desde que utilizado pelo idoso.

A validade é de 5 anos, devendo ser requerido novo cartão após esse prazo, mediante o preenchimento de requerimento padrão e apresentação do cartão vencido/a vencer.

O requerente poderá solicitar 2ª via do Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idosos, quando comprovada a perda, roubo ou danificação da via original.

Em vagas de estacionamento reservadas para idoso em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo, o beneficiário estará isento de pagamento. Em shoppings ou quaisquer outros estabelecimentos privados, o cartão dá direito às vagas preferenciais, mas não isenta o usuário de pagamento.

Cada CPF só pode emitir um cartão de estacionamento para idoso.Todos os cartões terão um QR Code - código que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. O QR Code garante ainda mais transparência ao processo e possibilidades de controle, pois qualquer cidadão poderá escanear o código do cartão e agir como um fiscal do serviço.

Como utilizar o cartão: colocar sobre o painel do carro, no vidro dianteiro do veículo, nas vagas de estacionamento sinalizadas para idosos:em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo; nos estacionamentos públicos fechados, com controle de entrada e saída de veículos; em áreas de estacionamento das edificações privadas de uso coletivo.

O que este serviço não cobre

Cartão de gratuidade de estacionamento para pessoas com menos de 60 (sessenta) anos.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.