Atendimento à saúde do adulto (homem, mulher e idoso)

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O que é?
Atendimento para adultos sob a forma de consultas, realização de exames complementares e inserção nos diversos programas de saúde.
Prazo esperado
Os serviços oferecidos pelas unidades de saúde dependem da avaliação inicial, realizada pelas equipes. Os atendimentos são realizados de acordo com a gravidade dos casos, portanto, o usuário é acolhido, é realizada classificação de risco e o atendimento pode ser realizado no mesmo dia, ou agendado para no máximo 30 dias.
  1. Nas Clínicas de Família é necessário cadastramento das famílias na unidade de saúde, para usufruir dos serviços oferecidos. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é responsável pelo cadastramento das pessoas nas CF, no Rio de Janeiro, tendo sob sua responsabilidade no máximo 750 pessoas. Ele visitará a residência, fará o cadastramento da família e repassará os dados à equipe de saúde da família. O agente ajuda a acessar os serviços do sistema de saúde, tira dúvidas sobre o funcionamento da unidade de saúde e desenvolve atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. Os ACS se apresentam uniformizados e possuem identificação.

  2. Para cadastro e acompanhamento em uma CF ou CMS, é necessário morar na localidade acolhida. Compareça à Unidade de Saúde municipal para orientações. Para saber qual a unidade básica de referência, basta acessar o link: https://www.subpav.org/ondeseratendido/#, colocando o endereço ou o CEP no campo adequado.

  • - Documento de identidade oficial com foto - Comprovante de residência - Cadastro de Pessoa Física (CPF) - Gestantes devem apresentar o cartão da gestante - Crianças devem apresentar a caderneta de saúde

1. Tratamento e acompanhamento da saúde, de forma integral, de adultos, com consultas médicas, de enfermagem e odontológicas (individuais ou coletivas) e nas respectivas cadernetas de saúde, distribuídas nas UBS;
2. Imunização de acordo com calendário oficial do Ministério da Saúde para o ciclo de vida indicado e campanhas oficiais amplamente divulgadas. Para maiores informações, procure a unidade de saúde de referência para o endereço do usuário;
3. Procedimentos (curativos, nebulizações, pequenas cirurgias, aplicação de medicamentos);
4. Fornecimentos de insumos e medicamentos, incluindo preservativos para
prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
5. Realização de exames complementares para diagnóstico e prevenção de doenças:
Teste Imunológico para gravidez;
Exame para prevenção do câncer do colo do útero;
Exames de imagem (radiografias simples e ultrassonografias);
Exames laboratoriais (sangue, fezes, urina, outros materiais orgânicos);
Eletrocardiograma;
Testes rápidos para diagnóstico de Hepatites Virais, Sífilis, HIV, Tuberculose;
6. Marcação de exames e consultas em outros serviços, após avaliação clínica, através dos Sistemas de Regulação oficiais;
7. Planejamento familiar: orientação, oferta e dispensação de métodos
contraceptivos para homens e mulheres. Abordagem de infertilidade, com investigação e suporte psicossocial;
8. Pré-Natal: assistência ao pré-natal de baixo risco e compartilhamento dos casos de médio e alto risco com outros níveis de complexidade;
9. Programa Academia Carioca, serviço prestado aos cidadãos a partir de 12 anos, no interior das unidades de saúde, com supervisão de um profissional de Educação Física e/ou multiplicador (agente/servidor/funcionário capacitado para desenvolver práticas de atividades físicas / incentivos).O objetivo é de disponibilizar o acesso gratuito do cidadão à prática regular de exercícios, como forma de prevenção de doenças, auxílio na recuperação física e controle de vários tipos de tratamentos. Para participar, será necessária uma avaliação de condição física.
10. Práticas Integrativas e Complementares: inclui atividades e tratamentos através de acupuntura, auriculoterapia, homeopatia, fitoterapia e massagens (shiatsu, massagem para os pés). Para informações sobre o tipo de atividade/tratamento que sua unidade de referência oferece, procure a mesma.
11. Atendimentos em Saúde Mental com suporte de equipe especializada.
12. Rastreio de abuso de álcool e outras drogas.
13. Equipes de Consultório na Rua, para atendimento e acompanhamento de usuários em situação de rua.
14. Informações sobre transtornos alimentares, como obesidade, anorexia, bulimia e outros.

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.