Avaliação de cães e gatos, errantes ou comunitários, com suspeita de esporotricose

Essas informações foram úteis?
O que é?
Visita sanitária em logradouros públicos e instituições públicas ou privadas com a presença de gatos e cães, errantes ou comunitários (não domiciliados), com sinais sugestivos de Esporotricose, para avaliação, orientação técnica e providências cabíveis. Acessar o serviço
ou
Prazo esperado
Até 07 (sete) dias úteis para o contato e primeiras orientações.
  1. O cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura através da Central de Atendimento 1746 de diversas formas:
    • Via telefone através do 1746;
    • Via aplicativo para smartphone disponível para os sistemas Android e IOS. Através da plataforma o usuário pode registrar sua solicitação ou denúncia postando fotos, além de realizar o acompanhamento de seu chamado de forma ágil e prática.
    • Via portais www.1746.rio ou www.carioca.rio. Pelos portais o cidadão, além de acompanhar o andamento do seu chamado, tem a possibilidade de acessar notícias, vídeos, fotos e dados estatísticos sobre as principais demandas do serviço ou de cada região da cidade.
    Caso o cidadão não disponha de meios para acessar a Central de Atendimento 1746, poderá comparecer a uma das Regiões Administrativas – RA para registrar sua demanda. Para conhecer os endereços das Regiões Administrativas, o cidadão pode acessar o site http://www.rio.rj.gov.br/web/cvl/ra.

  • Nome do solicitante, telefones de contato e endereço completo, com referências. Informar qual espécie de animal ( cão ou gato) e quantidade .

Visita sanitária em logradouros públicos e instituições públicas ou privadas com a presença de gatos e cães, errantes ou comunitários (não domiciliados), com sinais sugestivos de Esporotricose, para avaliação, orientação técnica e providências cabíveis.

Presença de gatos ou cães, errantes ou que se fixam em colônias, em ruas, praças, parques e instituições públicas ou privadas, que apresentam feridas pelo corpo, sugestivas de Esporotricose.

Animais suspeitos de Esporotricose que possuam tutor, responsável ou cuidador voluntário, devem ser levados a uma das Unidades Veterinárias da Vigilância Sanitária do Município.
Notificação: Médicos Veterinários que desejarem fazer a notificação de casos suspeitos ou confirmados de Esporotricose, devem acessar o site da Vigilância Sanitária, clicar no link notifique aqui, preencher e enviar o formulário.
http://prefeitura.rio/web/vigilanciasanitaria/esporotricose

O que este serviço não cobre

• Quando não for possível o contato telefônico prévio com o solicitante para detalhamento da situação e confirmação da presença do (s) animal (is) em logradouros públicos.
• Não há remoção de cães e gatos que possuam responsável ou tutor.
• Não há atendimento clínico domiciliar para animais – Consultar Informação: Esporotricose – atendimento clínico para animais nas Unidades de Medicina Veterinárias da Vigilância Sanitária do Município.
.

  • Lei Complementar nº 197/2018
    Decreto Rio nº 45.585/2018

  • Telefone Atenção: No município do Rio de Janeiro, as ligações para a central são realizadas através do número de telefone 1746. Para outras localidades, o número da central é (21) 3460-1746.
  • Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.